Eles fornecem subsídio para celebrar a solenidade do Corpus Christi em família

O Departamento de Liturgia do Secretariado Permanente da Conferência Episcopal venezuelana (CEV) forneceu um subsídio para celebrar a Solenidade de Corpus Christi em família como Igreja doméstica.

A solenidade do Corpus Christi é celebrada na quinta-feira seguinte à solenidade da Santíssima Trindade, que este ano acontece no dia 3 de junho, mas algumas igrejas locais transferem a festa para o sábado ou domingo mais próximo por uma questão pastoral.

O “subsídio para a celebração do Santíssimo Corpo e sangue de Cristo em família 2021” contém orações, orientações para a reflexão familiar e um compromisso a “cumprir como Igreja doméstica”.

Na reflexão sobre a Eucaristia do subsídio, os bispos assinalam que “a instituição da Eucaristia” representa o ponto mais alto de toda a vida de Jesus, “uma vida doada em favor de toda a humanidade”.

“É a explicação do mistério da encarnação e, em última instância, a chave de leitura de toda a história da salvação, história de doação e comunhão”, acrescentam.

Recordam ainda que “no pão e no vinho eucarístico há, portanto, algo mais do que uma presença”. Encontra-se “uma vida como dom, que obriga necessariamente a tomar parte nela”, afirmam.

Durante a Audiência Geral desta quarta-feira, 2 de junho, o Papa Francisco encorajou o corpo e o sangue de Cristo a serem “um apoio em meio às dificuldades”.

“Que o corpo e o sangue de Cristo sejam para cada um de vocês uma presença e um apoio em meio às dificuldades, um consolo sublime no sofrimento de cada dia e um penhor de ressurreição eterna”, encorajou o Papa.

O Santo Padre convidou a encontrar “na Eucaristia, mistério de amor e de glória, aquela fonte de graça e de luz que ilumina os caminhos da vida”.

Leave Comment

O seu endereço de email não será publicado.